Video Games: The Movie

Dirigido e escrito por Jeremy Snead, Video Games: The Movie é um documentário que traz a origem e a evolução dos games e consoles através das gerações e como as pessoas se conectam através deles.

O filme conta com um elenco de peso na área de games, como: Nolan Bushnell (fundador da ATARI)Hideo Kojima (criador de Metal Gear Solid); Mark Cerny (Arquiteto líder no desenvolvimento do PS4) entre outros.  O documentário é narrado por Sean Astin (Sam do Senhor dos Anéis).

Você sabe quando foi feito o primeiro game?  Bom este é exatamente o primeiro propósito deste documentário, mostrar que há muita coisas da qual não fazemos nem ideia. Sempre fui muito fã de games e na minha cabeça, tudo havia começado com o ATARI.

steve-russel

O PDP1 abriu as portas para o universo dos games. Isso inspirou Nolan Bushnell a ver como os games poderiam gerar entretenimento para uma grande massa.
Tempos depois nasceria a grandiosa ATARI que conhecemos até hoje por seus jogos clássicos como:

  • PONG (1970)
  • ASTEROIDS (1979)
  • SPACE INVADERS (1980)
  • PAC MAN (1981)
  • FROGGER (1981)
  • DONKEY KONG (1983)
  • PITFALL (1985)
  • TETRIS (1988)

Os fabulosos anos 90 nos trouxeram o S-NES (NINTENDO) e MEGA DRIVE (SEGA), um pulo nos gráficos e na diversão com os consoles. Esse foi um período marcante na minha vida gamer, me sinto até um pouco velho com todo saudosismo que o filme me deu,  porque eu sei que você também soprava as fitas para fazer o jogo rodar, quem nunca, não é mesmo?

sega-nintendo

A timeline do filme não segue exatamente a forma como comento aqui, ela avança para os dias atuais e volta para poder explicar tudo bem certo. O que me deixou feliz ao assistir a este documentário foi ver como o salto das tecnologias se torna impressionante a cada geração e a forma como ela interage com as pessoas.

Ainda nos anos 90 , a Poderosa Sony lança o seu console PlayStation com uma nova geração de gráficos e ainda com um grande diferencial o CD. Enquanto a Nintendo apostava ainda no modelo das fitas com o Nintendo 64.

Com o 3D, você não tinha mais apenas o mundo plataforma habitual, andar apenas para frente ou para trás, agora você podia explorar o mundo com profundidade.

ps1

16 bits, 32 bits, 64 bits, 128 bits e entramos nos anos 2000. Gráficos e as histórias para os jogos melhoram cada vez mais, Game Cube, PS2, XBox e os PC´s. A concorrência entre as empresas de games era algo maravilhoso, toda hora surgiam jogos novos, inovadores e com uma qualidade melhor que a anterior.

consoles

2005 uma nova evolução de tecnologia e gráficos surpreendem, XBox 360, PS3 e Nintendo Wii. Algo que chamou a atenção nessa geração foi o sensor de movimento. Quem não curtiu jogar o wii sports ou knect adventure? A indústria começou a prestar mais atenção e se fixar na consciência do público para chegar de uma forma divertida não só para crianças e adolescentes, mas nos adultos também.

wii

Atualmente temos gráficos extraordinários, consoles (PS4, XBox ONE, Wii U, PC´s) com capacidades não exploradas totalmente, campeonatos mundiais de games, uma cultura que só tende a crescer cada vez mais. Os games trouxeram uma nova realidade para a humanidade, não se trata mais apenas de diversão é muito mais sério que isto.

Os games vão muito além de tecnologia e gráficos que coloco aqui neste post e o documentário explora muito bem todos os pontos de evolução e influência no mundo atualmente.

Vale a pena conferir este documentário. =D #ficaadica