Desenvolvimento de personagem 3D – Modelagem

Tutorial de introdução ao desenvolvimento de personagens, vou mostrar as principais ferramentas e técnicas que utilizo aqui no estúdio.Vou contar com a ajudas dos programas Autodesk Maya  2014 e Adobe Photoshop CS6, mas lembrando que o mesmo resultado pode ser alcançado utilizado outras ferramentas semelhantes como: 3Ds Max, blender (3D) e Gimp (2D). O que conta são as técnicas e dicas utilizadas, no restante os programas  são semelhantes, apenas as posições e nomes das ferramentas podem mudar, mas basta buscar. 😉

Conceitos básicos

Vertex: Junções do polígono (sempre que possível devemos deixar o polígono com quadrado)

Vertex: Junções do polígono (sempre que possível devemos deixar o polígono com quadrado)

Edge: Linhas que ligam os vertex, ela forma um tipo de aramado.

Edge: Linhas que ligam os vertex, ela forma um tipo de aramado.

Face: Preenchimentos do espaço entre os edges

Face: Preenchimentos do espaço entre os edges

Ferramentas utilizadas

Extrude: Ajuda a adicionar mais polígonos no modelo.

Extrude: Adiciona mais polígonos ao modelo, assim podemos refinar a geometria e adicionar detalhes.

Chanfer: Quebra o vertex criando um chafro, também pod ser utilizado para criar detalhes e abertura no modelo

Chanfer: Quebra o vertex criando um chafro, também pod ser utilizado para criar detalhes e abertura no modelo

Smooth: Subdivisão do modelo, aumentando a quantidade de polígonos.

Smooth: Subdivisão do modelo, aumentando a quantidade de polígonos.

Insert Edge Loop: Adiciona edge por toda uma faixa de polígonos com quatro cantos (quad)

Insert Edge Loop: Adiciona edge por toda uma faixa de polígonos com quatro cantos (quad)

Intercative Split:

Intercative Split: “Desenha” nos edges e conecta vertex, assim vc pode organizar seus edges deixando as linhas mais orgânicas (edge loogs)


Low e High Poly

  • Low poly: são os modelos criados para game, eles são otimizados para economizar processamento no render em tempo rea.
  • High Poly: São modelos mais elaborados, que geralmente são utilizados em filmes e cinematics (onde o render é feito em outras máquinas e gera um vídeo final).

Colocando a mão na massa

Pra começar vamos pesquisar sobre oque vamos modelar, nesse caso de ser um tutorial pequei o personagem Mike Wazowski do filme Monster University, por ser um exemplo simples e que facilita o processo de produção.

Referências

Pesquise o máximo sobre oque você quer modelar, imagens, videos e etc… e tenha em mente para oque você quer modelar o personagem (o propósito) neste caso um tutorial básico. referencia Depois com as referências em mãos vamos para o programa de modelagem, nesse caso vou usar o Maya

Começo com a base, pegando um cubo simples apenar pra ter um volume inicial

Vou adicionando Edgle loops com a ferramenta “Insert Edge Loop” e vou dando forma

Basicamente adicionado Edges e ajustando, sempre comparando com minha referência. 😉

Após ter uma blocagem da base do modelo, vou definir onde serão os outros membros e detalhes
(sempre cuidando com a organização dos edges (edge loops) pensando em como será no caso de fazer uma pose ou animação do personagem).

Definido onde será o olho e a boca, adiciono mas alguns edges com a ferramenta “Interactive split tool” assim podemos ajustar e começar dar um ar mais orgânico ao nosso personagem.

Base pronta, hora de partir para os detalhes. Basicamente começo extrudando da base do braço, criando um cilindro

Logo adiciono mais polígonos e vou organizando seguindo minha referência

Voa adicionando detalhes e criando a forma da mão e dedos

Após definir os dedos e ter uma base do braço e mão adiciono edge loops próximos das áreas que irão “dobrar” como cotovelo e articulações dos dedos.

O mesmo processo se repete com as pernas. Pronto nosso modelo base esta pronto ;)Após estar satisfeito com a base do modelo, adciono o modificador

O mesmo processo se repete com as pernas. Pronto nosso modelo base esta pronto ;)Após estar satisfeito com a base do modelo, adciono o modificador “smooth” para suavizar a malha do personagem

Depois da base do modelo esta pronto, acrescento os detalhes do personagem, que segue a mesma técnica de modelagem. detalhes

Textura

MIke_textura Após ter nosso personagem modelado, vamos partir para parte de textura , onde vamos dar cor e via ao personagem. Abertura de “UV”, a explicação mais simples seria “descascar uma laranja, esticar a casca em uma mesa, pintar ela e colocar na laranja novamente. Para abertura de “UV”, uso a própria ferramenta do Maya, marco onde quero cortar, é um processo bem simples mas deve ser bem organizado e conforme a complexidade do modelo pode ser bem volumoso. Dicas simples: tentar deixar as “UV” aberta nas proporções do modelos ex: todas as UV,s das unhas devem estar com o mesmo tamanho e menores em relação ao tamanho da mão. Após a UV aberta corretamente, mando essa imagem para o Photoshop (pode ser qualquer programa de edição de imagem ou desenho) onde coloco as cores e detalhes do personagem. Agora nosso personagem começa a ganhar vida. UV Texture Mas agora ele precisa de uma pose e para poder colocar em pose ou animar temos que criar os controladores, que funcionam como as cordas de uma marionete. Para adicionar esses controladores você tem que criar todos os “ossos” (joints) e adicionar as informações de como ele deve interagir com o restante, depois de feito isso você conecta seu modelo e pinta as informações de influência de cada joint. Rigging Pra esse projeto usei uma excelente ferramenta que pode ser baixada aqui. Agora com o personagem em pose é só adicionar as luzes e renderizar! 😉 RenderMIke_capa Espero que tenha ajudado!

Créditos

Para Rigging utilizei um script desenvolvido por Danilo Pinheiro, grande profissional e sempre atencioso nas minhas dúvidas.

  • Pingback: Leandro Wagner Mike Tuto - Leandro Wagner()

  • Mateus Guerra

    Demais, ótimo trabalho.

  • Tiago Carvalho Costa

    Muito boa a iniciativa. Para pessoas que tem pouco conhecimento, mas que gostaria de aprender é realmente muito importante tudo estar bem explicado e todo o material necessário estar disponível.
    Parabéns!

  • Vanessa Jung

    Excelente tutorial! Vou tentar seguir essa semana, quero começar a aprender a desenvolver jogos (aprendendo tanto a parte gráfica quanto programação). Seria ótimo se pudessem fazer mais tutoriais. :3

  • Pingback: Baking Ambient Occlusion | Lune Studios()