O Código da Natureza

Estamos em um mundo rodeado de “coisas”! Vivas ou não, eles sofrem e exercem forças entre si, algumas pensam, umas acham que pensam e outras se preocupam com o que as outras pensam. Por exemplo: folhas caem, bolas são arremessadas, rodas giram e pessoas fazem filas.

O livro The Nature of Code, “desenvolvido” por Daniel Shiffman, financiado através do Kickstater, segundo o autor, tem um objetivo simples: olhar para algo que ocorre no nosso mundo físico e, em seguida, determinar como podemos escrever um código para simular essa ocorrência. Usando para isso princípios da matemática, da física e de algoritmos evolutivos.

…criar objetos que tenham a habilidade de perceber seu ambiente (Daniel Shiffman)

O livro está divido em dez capítulos, que vão desde princípios básicos da física, passando por sistemas de partículas, fractais, autômatos e fechando com redes neurais. Mas calma, não se assuste, ele trata dos assuntos de uma forma simples e bem exemplificada.

Bom, não vou me alongar muito nesse post, pois você já tem bastante coisa pra ler. Portanto, recomendo a leitura para quem pretende desenvolver jogos, pois possui vários estudos e exemplos que podem ser adaptados e utilizados em uma infinidade de jogos. O livro possui uma versão online inteiramente gratuita, mas se você quiser, pode comprar a versão física e/ou e-book.

Agora que você tem acesso ao código da natureza, crie seu mundo!