Desenvolvimento de personagem 3D – Animação

Partindo para a animação!

mike_walkcycleVamos começar com um ciclo de caminhada básico, para isso vamos usar o modelo feito nos tutoriais  anteriores.

Com o modelo aberto no Maya, vamos começar a conhecer as ferramentas que iremos usar. Basicamente vamos definir as poses movendo (W) , rotacionando (E) e escalando (R). Para fixar a pose basta segurar “Shift” e escolher o que você quer fixar, posição, rotação ou escala (isso é importante para deixar a cena limpa, caso queira adicionar em todos os modificadores basta clicar no “S” (key global).

Abaixo temos uma imagem de referência com todos os frames necessários para a animação, basta aplicar como textura em um retângulo:

mike_walk_grid

Você pode baixar a cena base aqui (esta no Maya 2016).

mike_scene

Com a cena aberta, vamos começar a colocar o personagem nas poses, para isso navegamos pelas janelas Side e Front para deixa-lo com a melhor pose possível 😉

1 – Colocamos no frame 1 e, depois, utilizando a câmera side, movemos as pernas seguindo a referência, clicando nos controladores de cada perna. Assim que as duas pernas estiverem na posição final selecionamos os controladores das duas pernas e fixamos um key ao frame (basta segurar “Shift + W”).

keyframe

Note que aparece um marcador vermelho na timeline

2 – Agora vamos seguir para o frame 2 e repetir o processo assim até o frame 24.

3 – Aperte o play pra ver como sua animação esta fluindo, deve ficar algo semelhante ao que temos abaixo:

Mike_legs

Faça os ajustes necessários, você pode navegar entre os frames até deixar como você quer, só não esqueça de adicionar o “key” quando finalizar

Assim que chegar no resultado desejado partirmos para mãos e braços.

4 – Seguimos o mesmo conceito das pernas, veja se o resultado final esta parecido com este:

Mike_legs_arms

5 – Após termos todos os movimentos definidos, vamos adicionar as keys de rotação. No primeiro frame das pernas, selecionamos o controlador desejado e rotacianamos (E). Assim que estiver de acordo, pressione “Shit + E”.

Continue até o frame 24 e depois faça o mesmo para os braços e mãos. Com isso finalizado, rotacionamos de leve o quadril para ele ter um leve balanço:

Walk_front

Depois movemos um pouco os olhos e os dedos e pronto! It’s alive!

mike_walkcycle

Agora vamos fazer alguns ajustes nas linha de animação. Abra o Graph Editor (Windows > Animation Editors > Graph Editor). Vamos tirar os “ruídos” das linhas e deixa-las fluidas, basta selecionar o key e deleta-lo.

Graph_Editor

Agora você pode tentar outras animações, a base você já tem, basta praticar.

mike_walking