Criação de personagem

Criar um personagem não é uma ciência exata, cada artista acaba achando o seu próprio meio de fazer o seu personagem sair da imaginação para o papel.

A forma que vou expor aqui é a maneira que eu acho mais confortável para criar.

Eu começo geralmente me perguntando qual será o papel deste personagem na história ou no contexto que ele vai se encaixar. Em seguida, tento criar um perfil psicológico para o mesmo, tentar dar características para gerar uma personalidade. Isso vai ajudar a rabiscar e testar os primeiros esboços.

Vou colocar aqui o desenvolvimento da personagem “Emily” para o jogo do Vogel que estamos produzindo aqui na Lune.
(Para quem não conhece ainda, Vogel é um jogo multiplayer de aviões, estilo segunda guerra mundial.)

vogel

Vamos começar pelo contexto: um jogo de aviões estilo segunda guerra mundial. O detalhe importante nós já sabemos, ela será um piloto de avião.

Como naquela época a maioria dos pilotos eram homens, não quis deixar ela tão masculina e parti para as seguintes características:

  • Delicada (Característica bem feminina)
  • Tímida (Ela convive em um ambiente cheio de homens e naquela época, as mulheres não podiam se expressar muito)
  • Corajosa (Afinal, ela pilota um avião de guerra, precisa ter coragem)

Agora vamos ao visual da nossa piloto. Antes de partir para os rabiscos, fiz uma pesquisa sobre mulheres da época e pilotos para dar uma inspiração.

pesquisa

Agora que temos todas as informações de que precisamos, vamos para o papel.

Expressar a timidez e escolher o rabisco que vai ser a base para o primeiro concept da personagem. (não posso esquecer que apesar de tímida, ela é corajosa)

timidez

Após a escolha da pose, escolhi os detalhes de roupa e acessórios.

itens

Definido os detalhes, estudei o rosto, cabelo, olhos e mexi um pouco na posição da personagem.

detalhes

Agora que está tudo bem encaminhado, vamos fazer a arte-final e pintura. Muito importante você criar uma paleta de cor base para você não se perder. (itens básicos como: pele, cabelo, jaqueta…)

arte-final

Personagem pronta e finalizada. Agora que já tem os passos básicos, mãos à obra! =D